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sexta-feira, 26 de março de 2010

   Da Obra Satírica: Os Cartoons na Primeira República
  
Este trabalho insere-se nas Comemorações do Centenário da 1ª República, realizado em Área de Projecto de 12º Ano. O estudo deste tema enquadra-se no programa de 11º ano de História A – As transformações do regime político na viragem do século: os problemas da sociedade portuguesa e a contestação da monarquia; a solução republicana e parlamentar - a I República.
Por sugestão da professora Paula Sobral Gomes, criámos um grupo para trabalhar este tema, constituído por Ana Lopes, Ana Oliveira, Flávia Oliveira, Mónica Simões, Patrícia Gomes e Sara Martins, alunas do 12º ano da turma H da Escola Secundária de Alberto Sampaio em Braga, inscritas no curso Científico - Humanístico de Línguas e Humanidades.
      Após alguma pesquisa inicial, verificou-se que nesta época a produção de caricaturas e os cartoons era muito rica, tornando-se uma fonte histórica muito importante. A sua natureza icónica suscitou o nosso interesse no desenho e desenvolvimento do projecto. Ainda da mesma turma, temos uma outra colega, Susana Gonçalves, que irá tratar o seguinte tema: - A fotografia na1ª República. Assim, neste blogue irão ser também inseridas fotografias e outros materiais que retratam os problemas sociais da época, objectivo deste último trabalho.
      Com o auxílio da Professora Doutora Maria do Céu de Melo, professora da Universidade do Minho, nasceram as questões iniciais do projecto:
- Qual foi o papel histórico das fontes iconográficas (cartoons) na crítica ao período republicano?
- Qual foi o impacto da leitura e interpretação dos cartoons na nossa compreensão do quadro histórico do período republicano?
A primeira tarefa do grupo consistiu na pesquisa de caricaturas e notícias sobre alguns acontecimentos importantes do período republicano em jornais da época: “O Mundo” e o “Comércio do Minho” existentes no Arquivo Distrital de Braga. O objectivo foi manusear fontes primárias e perceber a sua importância na construção do conhecimento histórico. Seguindo o conselho do Director da Biblioteca, Dr. º Henrique Barreto Nunes, pesquisou-se alguns livros sobre caricatura que nos mostrasse o papel satírico das caricaturas e cartoons ao longo do tempo.
Numa segunda fase, seleccionámos alguns cartoons que focavam os seguintes domínios históricos: o social, religioso, económico e o político. Após esta escolha recolhemos informação histórica que fornecesse pistas para a contextualização e explicação da narrativa visual que estas fontes apresentam.
Numa terceira fase, trabalhar-se-á a leitura e interpretação de alguns cartoons, que adoptará a seguinte metodologia:
a) O grupo irá mostrar os cartoons aos colegas da turma que de seguida, responderão às seguintes tarefas:
- Que perguntas gostarias de fazer para melhor compreender esta caricatura?
- Com base na leitura dos cartoons e no conhecimento histórico adquirido sobre este período histórico, escreve um pequeno texto.
Tentaremos fazer uma pequena análise com ajuda da professora das questões e dos textos produzidos pelos colegas. Finalmente, faremos uma exposição aberta à Comunidade Escolar com alguns dos cartoons escolhidos, que serão ampliados e acompanhados de memórias descritivas.
No decurso desta actividade, organizámos uma palestra subordinada ao tema: “Da Obra Satírica: Os Cartoons na aprendizagem da História”, proferida pela Professora Doutora Maria do Céu Melo, docente da Universidade do Minho, e cujo cartaz será publicado. Esta palestra mostrou-nos como fazer o questionamento histórico destas fontes e as estratégias visuais que os artistas utilizam para exprimir as suas opiniões sobre um determinado contexto histórico.
     À medida que este projecto foi sendo desenvolvido, pensámos em construir um blogue para a sua divulgação. Estamos a sentir alguma dificuldade em ter o blogue todo pronto no prazo definido no regulamento, pois a nossa ideia é ir lançando mais informações à medida que o projecto se for desenvolvendo. Assim, este nosso trabalho enquadra-se na categoria 4 – Alunos do Ensino Secundário
Resumindo, os nossos objectivos são:
- Compreender o cartoon como fonte histórica primária, reconhecendo as estratégias visuais que os seus criadores utilizam para comunicar os seus pontos de vista;
- Interpretar as suas ideias, identificar a sua intencionalidade, e contexto histórico que as determinou e que elas apresentam;
- Estabelecer comparações entre as vivências do passado e as da actualidade, reflectindo nas mudanças que se operaram e o que se manteve na sociedade portuguesa.
- Avaliar a importância deste tipo de fontes na aprendizagem da História;
     Por fim, procurámos que a apreciação estética esteja também presente, dando a conhecer o papel destas imagens artísticas humorísticas na construção da representação de uma época em que a crítica social e política foi um sinal da revolta após muitos séculos de submissão. Elas são também o grito do povo pela liberdade que a República iria trazer.
     Assumimos este projecto como um desafio, na medida em que procurámos construir um percurso mais consistente na utilização dos cartoons como um tipo de fontes de real valor no entendimento de épocas históricas vividas.


     Aplicação Prática dos cartoons aos alunos
     Conforme referido no texto acima, pusemos em prática uma pequena experiência de leitura icónica de alguns cartoons em algumas turmas de Humanidades - 12º ano. O nosso intuito seria o de  perceber qual  o grau de dificuldade em analisar e interpretar os cartoons relativos à Primeira República. 
      A experiência consistiu em entregar um cartoon referente a cada dominio (social, politico, económico, etc) por aluno, de uma forma aleatória e duas questões que consistiam em:

 - Que perguntas gostarias de fazer para melhor compreender esta caricatura?
- Com base na leitura dos cartoons e no conhecimento histórico adquirido sobre este período histórico, escreve um pequeno texto.

     Chegamos à conclusão que é necessário um conhecimento histórico aprofundado para analisar e interprertar cartoons. Com esta esperiência percebemos que grande parte dos alunos não possuem qualquer tipo de estratégias, métodos de análise e principalmente conhecimento sobre a época para poderem decifrar as imagens. 
       Por fim, revelamos algumas das questões feitas pelos alunos aos cartoons:

  


  - Quem está a representar o Diabo?
  - Qual a importância do documento que o homem de vermelho tem na mão?
  - Quais as relações entre a Igreja e o Estado? 


Texto: " No cartoon podemos observar Afonso Costa, na personagem de Diabo, que levou a cabo as primeiras medidas de laicização e que queima na fogueira, qual Inquisição, a Igreja. Esta fogueira é alimentada pelos sacos de dinheiro do clero".







- Só as mulheres aderiram à moda?
- O que contribuiu para esta grande mudança da mulher?

Texto: "Estas caricaturas retratam a emancipação feminina. Uma altura em que as mulheres deixaram de estar restringidas aos seus lares aos seus lares, dedicando-se ao ócio.

 Assumiram-se, de igual modo, uma figura mais sensual, cortando os cabelos à “la garçonette” e adoptando roupas mais justas e subidas. A partir daqui , a mulher deixou de aparentar ser inferior ao homem."






- Qual era o papel da imprensa naquela altura?

- Porque está o Gullivier amarrado?

TEXTO: "Este cartoon representa o papel da Imprensa que tinha um papel bastante importante.

Em 1903, a Paródia prevê que a Imprensa extermine os inimigos ao acordar. O Gulliver amarrado representa a repressão, a falta de liberdade de expressão "

 
 

 
- Porque é que o Parlamento só é constituído por mulheres?

- O voto livre das mulheres será mesmo “livre ?”

Texto: (Imagem 1) No cartoon, podemos verificar a emancipação da mulher, a sua mudança tanto a nível psicológico como politico. Têm uma maneira mais vaidosa e até provocadora de se vestirem. Podemos também realçar a submissão masculina perante a mulher.
(Imagem 2) Nesta imagem podemos ver retratado um parlamento onde os governantes são figuras femininas. Este está associado ao direito de voto que as mulheres obtiveram.
      Em suma, este cartoon está ligado às mudanças da sociedade em relação à integração feminina.





- Qual a simbologia do banco?
-Para que nos remete o facto de se encontrar na figura um judeu?
-Qual a razão que leva o judeu a querer esmagar o banco?
-O porquê da sua Grande Mão?

Texto: "O Banco de Portugal encontrava-se em crise. Crise essa que levava ao despedimento daqueles que desempenhavam funções neste. Assim na figura o Judeu (homens que normalmente neste época desempenhavam profissões como banqueiros). Este mostra a sua ânsia em estragar o banco (simbolicamente referindo o banco de Portugal) como forma de exprimir a sua revolta face a esta situação.

       Resumindo, Portugal não se encontrava economicamente nas melhores condições que provocava descontentamento social."




 - Estão realmente feitas as pazes depois dos meses de desentendimento?

- Que razões levaram à mudança de atitude

Texto: "Neste cartoon está presente uma cronologia que vai de Maio a Julho.

    Em Maio, vemos o politico contra o Zé Povinho; em Julho a situação revira-se, e é o Zé Povinho contra o político; e finalmente, a relação acalma e os dois ” abraçam-se “. De acordo com os meus conhecimentos históricos, várias revoltas e contraposições eclodiram entres os dois pontos da sociedade (governo e população, mas a situação acabou por acalmar e resolver-se."